quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROUCA

Comecemos pelo começo: o PROUCA. Trata-se de um programa de governo instituído pela lei 12.249 de 10 de junho de 2010, com o objetivo de promover a inclusão digital nas escolas da rede pública e atender às pessoas com necessidades especiais através da oferta soluções de informática, equipamentos, softwares. suporte e assistência técnica. Segundo o manual de adesão do programa, além da inclusão digital é um objetivo "promover (...) o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores nas escolas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais." É exatamente nesse segundo objetivo que eu me incluo como formadora e pesquisadora. Interessam-me sobretudo os processos de ensino-aprendizagem das práticas de leitura mediadas pela web. Ainda mais especificamente da leitura literária.
Entendo que a educação literária e a formação leitora na contemporaneidade passam inevitavelmente pela circulação dos textos em ambiente digital. Como pesquisadora da educação e da leitura me interessa pensar a escola como mediadora desse processo.
Neste momento estou me aproximando do programa como voluntária, mas ansiosa para começar a participar efetivamente da formação de professores no interior do estado de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário